Se você não leu e não assistiu o vídeo falando sobre como organizar o setor de gestão de pessoas clique aqui para assistir e entender melhor como descrever tarefas, funções e cargos, para entender o processo para fazer uma descrição de competências eficiente.
Agora se você já leu e assistiu, vamos lá.
O que é uma descrição de competências?
Antes de entendermos o que é uma descrição de competências é importante entendermos o que são competências. Dentro do processo de gestão de pessoas competências tem três bases, chamada também de CHA:
- C – Conhecimento;
- H – Habilidade;
- A – Atitude.
Esses três elementos compõe o que chamamos de competência, e todo treinamento, avaliação, aplicação e desenvolvimento de pessoas dentro de uma empresa, deve ter como fundamento essas três bases.
Conhecimento
Conhecimento se refere ao conjunto de dados e informações que o indivíduo têm, de determinado assunto, adquirido por intermédio da experiência, da aprendizagem, ou introspecção, tendo um valor qualitativo para a empresa.
Habilidade
Habilidade é a aplicação do conhecimento, ou seja, quando usou o conhecimento que tinha e se tornou apto, eficaz e eficiente na aplicação de seu conhecimento, transformando-se em habilidoso, conseguindo ser prático, ágil e veloz no que faz.
Atitude
Atitude e a força de vontade, a motivação interna sendo capaz de usar seu conhecimento e habilidade em prol de um objetivo.
Também é a capacidade de agir e tomar decisões por conta própria, sem precisar ser administrado, e também tem a ver com confiança, faz aquilo que se espera sem precisar dizê-lo (proatividade).
Quando vamos fazer a descrição de competências, na verdade vamos descrever o conhecimento, a habilidade e a atitude necessária para se realizar uma determinada tarefa.
Vejamos um exemplo, digamos que abaixo temos a lista de tarefas de um gerente de produção, vejamos:
- Criar um plano anual de produção;
- Treinar e desenvolver os supervisores;
- Participar do grupo de Criação e Desenvolvimento;
- Criar e acompanhar indicadores de desempenho;
- Desenvolver a melhoria contínua juntamente com a qualidade;
- Realizar reuniões de feedback de desempenho junto com o RH.
As seguintes competências poderiam estar relacionadas as suas tarefas:
Tarefa 1:
Conhecimento: Do sistema de gestão da produção, manipulação de dados de produção, de criação de previsão, de determinação e programação de produção;
Habilidade: Manipulação de dados no sistema e em planilhas eletrônicas, conversação e integração com outros setores, trabalho em grupo, gestão de equipes, etc.
Atitude: Proatividade, disciplina, liderança.
Analisemos a tarefa 2:
Tarefa 2:
Conhecimento: Sistêmico de todos os processos e tarefas, em particular dos supervisores, PDCA e melhoria contínua.
Habilidade: Liderança e didática.
Atitude: Paciência, persistência.
Tarefa 3:
Conhecimento: Análise e avaliação de capacidade produtiva.
Habilidade: Trabalho em grupo.
Atitude: Liderança, foco em resultado.
Assim você vai construindo toda a competência de cada tarefa exercida, cada função e cada cargo.
É maçante, é repetitivo, as vezes sim, mais na maioria dos casos você fará isso apenas uma vez, anualmente um revisão é suficiente para manter tudo dentro dos conformes e atualizados.
O resultado disso é uma tabela com cargo/função x Competências (CHA) necessárias para execução das tarefas.
Nesse formulário deve (se assim for política da empresa), inserir o fator experiência, para cada cargo/função.
Uma pagina para cada cargo/função é suficiente para descrever todas as suas atividades bem as competências necessárias.
Essa é a base para programas de treinamentos e formação de pessoas, avaliação de competências, recrutamento e seleção, divisão da carga de trabalho, plano de cargos e salários e muitas outras aplicações.
Por isso definir as competências é tão fundamental para o bom desenvolvimento e criação do departamento de recursos humanos de uma empresa.
Assista também o vídeo que falo sobre como fazer a descrição de competências
E aí gostou do artigo, tem alguma dúvida? Basta colocar no campo abaixo que dentro do possível responderemos você o mais breve.
Se não tiver, ajude-nos divulgando esse artigo em suas redes sociais.
Vou ficando por aqui,
Até breve! 🙂