Já entrevistei e fui entrevistado por muita gente, já participei de diversos processos seletivos também, passei e reprovei, como candidato a emprego e como entrevistador também.
A verdade, e infelizmente, a cara denuncia, ou seja, a depender da empresa já dá para imaginar o nível da entrevista. Não é questão de preconceito, é questão de profissionalização da gestão mesmo.
Infelizmente até agora não fui surpreendido como candidato quanto a qualidade das entrevistas, tomara que um dia isso ocorra e me cale, sempre acertei em relação ao nível de profissionalização (até agora).
Mais isso é triste, porque não devia ser assim, não importa se você é um micro empreendedor individual ou se sua companhia tem ações na bolsa, não é só o candidato a emprego que deve estar preparado, o entrevistador também deve estar preparado.
Já ví muito empreendedor com 15 ou 20 funcionários já querendo delegar a contratação para um responsável. Saiba que os maiores empreendedores desse país selecionam pessoalmente os colaboradores de áreas chaves de sua empresa.
Estou falando de nomes fracos como Flávio Augusto, Beto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles, todos eles sabem bem o que querem e sabe da importância tamanha, que é as pessoas em sua empresa.
Quem não se importa com a qualidade de sua mão de obra, não se importa com a qualidade de seus produtos e serviços e nem com o sucesso de sua empresa de forma geral.
Se você tem 50 até 100 funcionários, é fundamental ter um responsável de RH, mais pelo amor, no dia da entrevista avalie você mesmo (empresário) quem você está colocando em sua empresa.
A seguir conto alguns fatos que você deve evitar na hora da entrevista de um candidato a emprego e depois o que de fato te faz um babaca.
Sua história interessa a seus puxa-sacos
Uma entrevista é uma entrevista, não lugar para você expor quão grandes são suas conquistas pessoais e profissionais.
Já passei algumas horas ouvindo empreendedores contar quão bons, honestos, inteligentes e sucesso eles tem e tiveram. Quem vai ser o candidato inocente de interromper, deixa contar, fazer o que.
Isso mostra uma certa infantilidade, e porque não um sentimento de inferioridade do empreendedor que tenta compensar com sua história de sucesso, mas em todo o caso isso é babaquice, o que a pessoa quer é a vaga, não ser um telespectador do seu ego.
Então, pare com essa mania de se engrandecer, vá ao ponto, a pessoa está interessada em criar sua história, não ouvir histórias.
Deixa essa conversa para o dia de uma festa, um evento, a festa de aniversário de sua empresa, definitivamente, entrevista não é lugar para isso, principalmente se nem é a pessoa que vai ocupar o cargo que você está contando sua vida.
Outras duas coisas importantes que os empresários esquecem as vezes são:
- O candidato a emprego não quer e nem será seu escravo;
- Se já tem alguém em vista por que diabos está me entrevistando?
O fator chave para ser considerado um babaca na hora de entrevistar um candidato a emprego
De tudo o que já foi citado aqui o pior erro que um entrevistador pode cometer, e eu já cometi, é não saber exatamente as competências que serão exigidas na função do candidato a emprego.
É bizarro não conhecer exatamente quais os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes são necessárias para que de fato a pessoa ocupe o cargo.
É tarefa prioritária o entrevistador saber quais são as competências para que se possa comparar, não dá para comparar se não se tem antecipadamente o conhecimento das competências necessárias.
Portanto, não cometa esse erro como eu já cometi, não esqueça de fazer uma descrição das competências dos cargos a ser ocupado e depois comparar com as competências apresentadas pelo candidato a emprego.
Como criar um processo de recrutamento e seleção?
E aí, o que achou do artigo? Curta, compartilhe e deixe um comentário para que possamos saber se estamos alcançando nosso objetivo que, é dar conteúdo de qualidade para você, seu feedaback é essencial para que isso ocorra.