Como ser um bom vendedor? 9 passos para a excelência

O que seria da sociedade sem o profissional de vendas? Uma das profissões mais antigas do mundo muitas vezes é desdenhada e mal valorizada.

Mais sem dúvidas vendas não é só talento inato, e também não é só arte e improvisação, se você quer saber como ser um bom vendedor, você também tem que conhecer a ciência por traz da arte, a técnica, e o conhecimento do comportamento humano.

Quer ter sucesso e uma carteira de clientes apaixonados e fieis? Não deixe de aplicar os princípios colocados sequencialmente nesses 9 passos, sobre como ser um bom vendedor e chegar, se não a ela, bem próximo dela, a excelência.

#01 Construir relacionamentos e fazer conexões

Lembre-se que você vende para pessoas, elas têm seus medos, suas crises, suas vontades e desejos, assim como você.

Veja esse conselho de Behar, ex-presidente da Starbucks Coffee América do Norte e Starbucks Coffee International:

“Se você pensar em seus clientes como pessoas, você vai fazer uma conexão com eles, e eles vão voltar uma e outra vez para desfrutar do café e da experiência”

Não perda oportunidades de conhecer pessoas e falar sobre o que faz e vende. Ter uma rede de relacionamentos sempre abre portas, esteja sempre aberto a possibilidades de se relacionar com novas pessoas.

#02 Respeitar seus clientes e honrar os seus desejos

É engano achar que quando conectado com um potencial cliente, é você quem está no comando.

Nunca esqueça de que você é limitado, e que eles têm o poder de acelerar ou retardar a venda, eles estão no controle da relação e são eles que decidem se vão comprar de você ou não.

Ter essa exata noção, ajuda-o a colocar-se no seu devido lugar como vendedor, e te torna mais sábio aprendendo a honrar com sabedoria e respeito, o fato de que são eles que no final sabem o que é melhor para eles, naquele momento.

Esta abordagem permite que você construa confiança e credibilidade rapidamente, e deixem portas abertas. Você ganha o direito de se manter em contato com eles ao longo do tempo, mesmo que eles não fechem com você, quando você desejava.

#03 Segmentar o mercado e discernir comprador de especulador

Nem tudo que reluz é ouro, e é perda de tempo atirar para todo o lado sem ter um foco.

Em vez de tentar alcançar as massas, você pode vender mais através da identificação dos clientes e indústrias que possam se beneficiar mais especificamente de seus produtos e serviços.

Como resultado dessa segmentação e conhecimento, você pode criar ofertas específicas e relevantes para eles, acelerando o processo de vendas e estabelecendo relacionamentos de longo prazo com clientes que realmente compram e não apenas gastam seu tempo.

#04 Fazer ofertas relevantes e oportunas

Quando você ouvir o seu público-alvo, entender suas necessidades e desejos, e saber por que eles compram o que você está vendendo, você tem uma arma secreta que muitos de seus concorrentes (em particular os novos) não têm.

Você tem a capacidade de fazer ofertas de valor e especificamente adaptados aos seus clientes, você saberá exatamente o que eles compram e quando eles compram.

Essa relação de longo prazo que foi construída, dá-lhe também os dados específicos que você precisa para montar ofertas sem barreiras de entrada, coisas que quem está no mercado tentando conquistar sua fatia (novos vendedores) , ainda não sabem, ainda não adquiriu esse conhecimento.

#05 Não esqueça que as pessoas gostam de comprar de amigos

Gitomer autor de “A bíblia de vendas” já dizia,

“Se todas as condições forem iguais, as pessoas vão querer fazer negócios com os amigos. E se as condições NÃO forem tão iguais, elas AINDA vão querer fazer negócios com os amigos”.

Os clientes compram de pessoas que conhecem, gostam e confiam. Eles vão gastar mais e querem comprar de você, se você demonstrar sinceramente que é simpático e de confiança, algo que seu concorrente muitas vezes se esquece.

Ao concentrar-se nas ações que aumentam a afinidade entre você e os potenciais clientes, as vendas acontecem naturalmente, sem qualquer pressão, força, ou a necessidade de questionamentos.

#06 Seja transparente

Os clientes têm o poder para desenterrar qualquer informação que eles desejam. Esta realidade é uma grande razão pela qual vale a pena a prática radical da transparência, para ser honesto, para manter a integridade, e para manter a sua palavra.

Sendo transparente, é a única maneira que você pode construir uma reputação estelar e ser conhecido como a pessoa que eles chamam, quando é hora de comprar de novo e de novo e de novo.

#07 Torne-se um conselheiro de confiança

Mais vendas acontecem quando os clientes o vêem como um conselheiro de confiança.

Você pode subir até o topo da sua empresa ou indústria, quando você se tornar um especialista em seu produto ou serviço, entender completamente o seu mercado-alvo e o que eles precisam, e tornar-se um recurso confiável que oferece valor.

Independentemente se os clientes estão prontos para comprar ou não no momento em que o procuram.

Como um consultor de confiança, os clientes vão procurá-lo e quererão construir relacionamentos com você, relações que resultam em referências e repetição de negócios.

#08 Ajude parceiros estratégicos a alavancar seus esforços

Colaborar com os outros pode significar a diferença entre o cumprimento das metas e ter o seu melhor ano.

Quando você faz uma parceria estratégica com outras pessoas que servem o mesmo mercado, você não só pode alavancar seus esforços, mas também chegar a mais clientes potenciais em menos tempo.

#09 Pense mais sobre quem você é e o que realmente oferece a seus clientes

Pense fora da caixa e exercite a criatividade, a fim de encontrar formas novas e mais eficazes para construir relacionamentos e ganhar os corações e mentes dos clientes.

Quando você construir uma carteira de clientes fiéis que estão motivados para contar a todos sobre as suas experiências positivas com você, as vendas acontecem automaticamente.

Em vez de trabalhar sozinho, você tem um exército de compradores entusiasmados ajudando você a satisfazer os clientes potenciais e dizer aos outros por que eles deveriam comprar de você.

Como resultado, você tem mais vendas e a satisfação de saber que você faz a diferença no mundo.

Referência

http://www.cnbc.com/id/25415145

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